Como funciona e para que serve a plataforma vibratória

Apesar do que muitas pessoas acham, a plataforma vibratória já existe faz tempo. Ela começou a ser usada pelos russos para treinamento das Olimpíadas em 1960 e nessa mesma época, eles já conseguiam manter seus astronautas por mais tempo no espaço. Até a queda do muro de Berlim, em 1989, essa tecnologia vibratória foi mantida em segredo e só depois disso, o mundo tomou conhecimento das melhoras físicas e de condicionamento da plataforma vibratória.

Hoje em dia, a tecnologia de vibração é usada em hospitais, academias, clínicas e até para fins estéticos.  Seu princípio básico é uma vibração mecânica, caracterizada por um movimento oscilatório em três eixos com ênfase no eixo vertical, com freqüência e amplitude determinadas.

O resultando pode ser visto em inúmeros benefícios, tais como: fortalecimento dos músculos, melhor fluxo sanguíneo, redução de celulite, estimulação do sistema hormonal, prevenção do processo de degeneração óssea (osteoporose) e contribuição no processo da neuroplasticidade do sistema nervoso. Além desses resultados, o aparelho oferece suporte para condicionamento físico de atletas, desportistas de fim-de-semana, pessoas idosas e pessoas obesas. Em pacientes que apresentam Alzheimer e Parkinson, a plataforma é recomendada como uma fisioterapia que pode colaborar com a diminuição do avanço das doenças.  As sessões do aparelho também servem para reabilitação pós-cirúrgica, recuperação de lesões desportivas, pré-operatório, drenagem linfática, pós parto e tratamento contra a esclerose múltipla.

Mas como ela funciona de verdade?  Especialistas recomendam o uso da plataforma por 15 minutos, 3 vezes por semana. Esse tempo é o bastante para se obter resultados significativos, que equivalem aos resultados obtidos com 1 hora de qualquer atividade tradicional de academia.

Procure clínicas ou academias especializadas no equipamento para obter melhores resultados, pois o uso incorreto do aparelho pode causar danos físicos.

2 comentários em “Como funciona e para que serve a plataforma vibratória

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>